terça-feira, 1 de novembro de 2011

Exercícios Trabalho e Energia Mecâica




01. Você empurra seu livro de física 1,50 m ao  longo do topo de uma mesa horizontal com uma força horizontal de 2,40 N. A força de atrito que se opõe ao  movimento é igual a 0,600 N.
(a) Qual é o trabalho realizado pela sua força de 2,40 N sobre o livro?
(b) Qual o trabalho realizado pela força de atrito sobre o livro?
(c) Qual é o trabalho total realizado sobre o livro?

02. (a) Calcule a energia cinética, em joules, de um automóvel de 1600 kg viajando a 50,0 km/h.
(b) Qual é o fator da variação da energia cinética quando a velocidade dobra?

03. Imagina-se que o dinossauro  Tyrannosuurus  rex possuía massa aproximadamente igual a 7000kg.
(a) Considerando o dinossauro como uma partícula, estime sua energia cinética quando ele caminha com uma velocidade de 4,0 km/h.
(b) Com que velocidade um homem de 70 kg deveria se locomover para que sua energia cinética fosse igual à energia cinética do dinossauro?

04. Um velho balde de carvalho com massa igual a 6,75 kg está pendurado em um poço na extremidade de uma corda. A corda passa sobre uma polia sem atrito no topo do poço, e você puxa horizontalmente a extremidade da corda para elevar lentamente o balde até uma altura de 4,00 m.
(a) Qual o trabalho realizado pela sua força ao puxar o balde para cima?
(b) Qual o trabalho realizado pela força da gravidade sobre o balde?
(c) Qual o trabalho total realizado sobre o balde?

05. Uma esquiadora aquática é puxada por uma  lancha por meio de um cabo de reboque. Ela esquia
lateralmente de modo que o cabo faz um ângulo de 15,00 com a direção do movimento, e a seguir continua em linha  reta. A tensão no cabo é igual a 180 N. Qual é o trabalho realizado sobre a esquiadora pelo cabo durante um deslocamento de 300 m?

06. É necessário realizar um trabalho de 12,0 J para esticar 3,00 cm uma mola a partir do seu comprimento sem deformação. Calcule o trabalho necessário para esticar 4,00 cm essa mola a partir do seu  comprimento sem Deformação

07. Uma menina aplica uma força F paralela ao  eixo Ox sobre um trenó de 10,0 kg que está se deslocando  sobre a superfície congelada de um lago pequeno. À medida  que ela controla a velocidade do trenó, o componente x da  força que ela aplica varia com a coordenada  x do modo  indicado na Figura. Calcule o trabalho realizado pela força F quando o trenó se desloca
a) de x = 0 a x = 8,0 m;                                                   b) de x = 8,0 m a x = 12,0 m;
c) de x = 0 a x = 12,0 m.

Um comentário: