terça-feira, 8 de abril de 2008

Questões Física 1 Ano




1 - Uma criança deixa cair um vaso de cristal do 15º andar de um edifício . No mesmo instante, uma pessoa na calçada, a 15m do edifício, começa a correr para pegar o vaso. Sabendo que cada andar tem 3m de altura (despreze a resistência do ar e use g= 10 m/s2), determine a velocidade mínima com que a pessoa terá que correr em MU para segurar o vaso antes que ele caia no chão.

2 - (FUVEST) Um trem de metrô parte de uma estação com aceleração uniforme até atingir, após 10s, a velocidade de 90 km/h, que é mantida constante durante 30s, para então desacelerar uniformemente durante 10s até parar na estação seguinte. Calcule a distância entre as duas estações

3 - Um móvel parte do repouso, sendo acelerado constantemente a 0,8 m/s2. Que velocidade escalar é atingida após 2 min 5 s de movimento, em km/h?

4 -(Unimep-SP) Um carro tem velocidade de 20 m/s quando, a 30 m de distância, um sinal vermelho é observado. Qual deve ser a desaceleração produzida pelos freios para que o carro pare a 5 m do sinal?

5 - (UFSC) Um carro está a 20 m de um sinal de tráfego quando este passa de verde a amarelo. Supondo que o motorista acione o freio imediatamente, aplicando ao carro uma desaceleração de 10 m/s2, calcule, em km/h, a velocidade máxima que o carro pode ter, antes de frear, para que ele pare antes de cruzar o sinal.

6 - Uma pedrinha é abandonada em queda livre, a partir do repouso, na beira de um poço de profundidade H = 320m, por um experimentador. Usando g= 10m/s2 e a velocidade do som no ar 320m/s, determine:
a) o tempo de queda da pedrinha;
b) depois de quanto tempo, após ter abandonado a pedrinha, o experimentador ouve o som produzido pelo impacto da pedrinha contra o fundo do poço.

7 - (UF-PE) Um corpo inicialmente em repouso é largado de uma altura igual a 45m e cai livremente. Se a resistência do ar é desprezível, qual a distância, em metros, percorrida pelo corpo, decorrido um terço de seu tempo total de queda?

8 - (FEI-SP) Uma pedra é lançada verticalmente para cima, do alto de um edifício, com velocidade inicial de 20 m/s. Decorridos 6,0s do lançamento ela atinge o solo. Usando g= 10m/s2 , determine a altura do ponto de lançamento. Despreze a resistência do ar.

9 - (UFRGS) Um projétil é lançado verticalmente para cima, a partir do nível do solo, com velocidade inicial de 30m/s. Admitindo-se g=10m/s2 e desprezando a resistência do ar, analise as seguintes afirmações a respeito do movimento desse projétil.
I – 1 s após o lançamento, o projétil se encontra na posição de altura 25 m com relação ao solo.
II – 3 s após o lançamento, o projétil atinge a aposição de altura máxima.
III – 5 s após o lançamento, o projétil se encontra na posição de altura 25 m com relação ao solo. Quais estão corretas?
(A) Apenas I (B) Apenas II (C) Apenas III (D) Apenas II e III (E) I, II e III

10 - (Cesesp-PE) Na beira de um desfiladeiro, 5,0 m acima da superfície de um rio que corre a uma velocidade de 5,0 m/s, um garoto atira pedras em troncos que passam boiando. Se ele solta uma pedra no exato instante em que um determinado tronco começa a passar abaixo da sua posição, e a pedra o atinge 60 cm antes do final, pode-se concluir que o comprimento total do tronco era, em metros:
(A) 7,2 (B) 5,6 (C) 4,5 (D) 3,6 (E) 1,2

Nenhum comentário:

Postar um comentário